Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

I CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

Aconteceu entre os dias 4 a 10 de julho em Brasília, DF o primeiro congresso nacional de seminaristas que teve como Tema: Chamados para Estar com Ele e Enviados (Mc 3, 14), e o Lema: Formação Presbiteral para uma Missão Sem-fronteiras.

O grande objetivo deste encontro promovido pelas POM (Pontifícias Obras Missionárias) CCM (Centro Cultural Missionário), COMINA (Conselho Missionário Nacional), é criar nos futuros presbíteros uma maior consciência missionária, um despertar para o apelo da missão sendo verdadeiros discípulos missionários estando em comunhão com todos que partem em missão e todos os que necessitam do amor que vem daquele que nos envia, Jesus Cristo.

Nós semináristas da Prelazia de Coari, vivemos uma intensa missão dentro da mesma, para nós o mês de Janeiro é o tempo da missão em nossas paróquias.


Estiveram reunidos em um número de 150 seminaristas e 10 Pe, formadores e mais de seis Bispos. O Seminaristas maiores representavam todos os Seminários espalhados pelos regionais do Brasil. Todo o encontro foi em uma clima de muita partilha e aprendizado, um semana de intensa formação.

O Congresso propôs que todos os párocos e seminaristas se tornem discípulos missionário e que todas as nossas comunidades paroquiais sejam comunidades missionárias sem fronteiras. Também refletimos as dimensões da formação dentro da proposta missionária.

Opções elementares do discípulo missionário
- Coragem para o essencial e o central
- Assumir a diversidade
- Não querer fazer tudo
- Viver a partir de um centro espiritual
- Alimentar o espírito missionário
- Repartir o pão, o tempo e os dons
- Ser responsável com e relevante para os outros
- Abraçar a realidade e os ideais

Luciano Sá Ribeiro - Seminárista da Prelazia

sexta-feira, 20 de agosto de 2010




VOCAÇÃO UM CHAMADO A VIDA!

Somos todos chamados por Deus a vida! Este chamado deve ser respondido nas nossas atitudes que realizamos no cotidiano, ou seja, na prática de nosso convívio com as pessoas e o meio em que estamos inseridos.

Não somo ilhas para vivermos isolados; é claro que fazemos parte de uma sociedade que impera o subjetivo das pessoas, onde o meu ego individualista expressa na máxima esfera social. A disputa pelo mercado de trabalho leva as pessoas a uma luta incansável que coloca o outro como adversário, aquele que pode conquista a vaga que deveria ser minha no trabalho, na faculdade ou em outras esferas sociais.


Porém o chamado de Deus a vida é para todos. Um chamado para verdadeira felicidade, que não significa ausência de problemas, mas que significa busca do que o filosofo Aristóteles chamava de “eudamonia”, ou seja, a vida pautada no uso das virtudes. No reconhecimento do outro não como adversário, mas como possibilidade de crescimento na vida comunitária.


Pensando neste chamado de Deus podemos sair de nós mesmos e quebrar os preconceitos que nos prendem a mentalidades que excluem as pessoas pelo fato de terem cometidos atos ilícitos, que não tira o direito destas pessoas de receber uma nova chance.

A PASTORAL CARCERÁRIA é instrumento de vivenciar este chamado de Deus servindo e amando as pessoas como filhos amados desse Deus que chama a todos não importa o lugar, classe social ou gênero. VIVA SEU CHAMADO, DIZENDO SIM A VIDA!

Delaci Araújo

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CURSO DE COMUNICAÇÃO




Na tentetiva de aperfeiçoar o contato com o mundo virtual da internet, nós semináristas da Prelazia de Coari participamos do curso de comunicação realizado nos dias 09 a 14 de agosto em Manaus. Este curso nos foi prorcionado pela área da comunicação da CNBB.

Durante o curso foi explanado vários segmentos dos meios de comunicação como, rádio, jornal, internet, teatro entre outras. Com intuito de elaborar mecanismos propícios a formação e sustentação de um blog, decidimos participar da oficina de internet, entre várias novidades aprendidas por nós; a criação de blogs foi ponto central do curso.
Esperamos através deste curso poder aperfeiçoar e manter este blog com sempre novidades!

Vamos fazer da internet um novo púpito de evangelização e informação sobre o mundo das vocações, aliás estamos no mês da vocações.


Delaci Araújo da Silva - Seminárista da Prelazia de Coari