Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RETIRO DE ABERTURA DO SEMESTRE
















Nós seminaristas da Prelazia de Coari juntamente com os demais seminaristas que compoe o regional norte I, participamos do retiro de abertura do Seminario São José. O pregador do retiro foi Dom Eugênio, bispo da diocese de Goiás.





Para nós foi um momento muito bom o qual podemos reanimar nossa vocação através das orações e partilha de vida.





Rezamos para que este ano seja repleto de grandes realizações que nos proporcione cada vez mais ir a





encontro de Jesus nos irmãos e irmãs.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Seminário Sant'Ana 2O11


Semana passada chegaram os novos seminaristas no Seminário Sant'Ana. Sete ao todo. Cinco da Prelazia de Coari e dois da Prelazia de Borba.

Os de Coari são: Francisco, Jânio e Elyon da Paróquia São Pedro e São João Batista e Edson da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião, e Alexandro da Paróquia de N. S. das Graças de Codajás. Os de Borba são: Péricles de Autazes e Jair de Nova Olinda.

Me encanto a cada ano de vê como Deus continua chamando os jovens num mundo marcado por tantos caminhos que não são os seus. Pessoas vindas de mundos e histórias tão diferentes, e que são convidadas a viverem uma experiência antes nunca vivida.

Agora é agradecer e viver esse tempo da Graça de Deus na nossa Prelazia. Conto com vossas orações!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESTAGIO TRABALISTA NA SOMAC





Expresso por meio deste texto que sente neste tempo em que em minha vida vivi uma grande experiência única e bastante transformadora. Durante todo o mesmo de janeiro estive participando de um projeto, projeto este que nos é oferecido pela formação da Prelazia de Coari. Este tempo de estagio e este em particular, foi um estagio que exigiu baste de mim pelos seus muitos desafios.
Mas a graça de Deus é muito maior... para ser padre da prelazia é preciso ter vocação e muita resistência e assim testemunhar o amor de Jesus em uma escolha radical pelos mas simples.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Estágio Trabalhista











No processo de formação dos seminaristas diocesanos da Prelazia de Coari, passamos durante o período de recesso do Seminário (mês de janeiro), por estágios que abrangem as aréas pastorais, trabalhistas, rurais ( peregrino) e missionários. Cada seminarista depois do segundo ano de filosofia inicia os estágios.

Neste ano de 2011 fui destinado a realizar a experiência trabalhista, na qual estive realizando este estágio na serraria SOMAC que fica na cidade de Coari. Lá desenvolvi a função de serviços gerais, ou como popularmente é conhecido como "peões".

O trabalho desenvolvido foi para carregar, organizar, embarcar, e ajudar na serragem de diversos tipos de madeiras, bem como empacotar o pó da serregem, enfim foi diversos serviços que prestamos durante o mês de janeiro na serraria SOMAC.

Durante a estadia ficamos hospedados no centro comunitário da Paróquia de São Pedro e São João Batista que fica localizado no bairro do Urucu em Coari. Aos finais de semanas acompanhamos as pastorais e as celebrações da paroquia.

Outro ponto de destaque foi a alimentação que foram feitas junto aos comunitários da paroquia, a cada dia peregrinavamos nas casas das famílias.

O que fica deste estágio é uma profunda experiencia deste trabalho que leva a um desgate fisico constante, mas que é digno pelo esforço dos trabalhadores que lá buscam o sustento para suas famílias.

SER SEMINARISTA DA PRELAZIA DE COARI É TER UM PROFUNDO AMOR A VOCAÇÃO E AO POVO DE DEUS PARA SE COLOCAR A SERVIÇO DAS DIVERSAS PROPOSTAS QUE NOSSA FORMAÇÃO NOS PROPOÊ. DELACI ARAÚJO.