Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

sábado, 20 de outubro de 2012

Seminário Sant´Ana: Uma ousadia que deu certo



A Bula de criação (é o documento da Igreja que cria uma Diocese ou Prelazia) da Prelazia já trouxe a responsabilidade de organizar um Seminário. Este sonho foi perseguido por nossos bispos, Dom Mário Anglim e Dom Gutemberg Freire Régis. A Prelazia de Coari foi instalada em 11 de Março de 1964. O primeiro Bispo Dom Mário Anglim faleceu em 13 de Abril de 1973. Dom Gutemberg Freire Régis começou a coordenar a Prelazia a partir de 1974. Desde o princípio ele começou a investir esforços na formação de um clero próprio (grupo de padres da Prelazia).
          A ação organizada em vista da formação do clero começou em 1978 quando por ocasião da Assembleia Pastoral da Prelazia daquele Ano, Dom Gutemberg apelou por um mutirão em favor do de um clero próprio da Prelazia de Coari. Na ocasião foi apresentada a Oração pelas Vocações que até hoje o pvo reza em todas as comunidades de nossa Prelazia. Esta oração é para nós expressão de confiança no Pastor da Messe e sinal de unidade de nossa Igreja.
O primeiro Bispo Dom Mário Anglim faleceu em 13 de Abril de 1973
         Em 1990, após 26 anos de Prelazia e 12 anos de oração, animação e promoção vocacional, foi ordenado o primeiro padre diocesano de Coari, foi o Padre Manoel Gilson Barbosa de Oliveira. Os jovens que queriam ser padres eram encaminhados diretamente a Manaus. Moravam inicialmente no Seminário Redentorista e a partir de 1991 passaram a residir no Seminário São José pertencente a Arquidiocese de Manaus como até hoje; mas ainda faltava a casa de formação da Prelazia, o chamado Seminário Menor.
2º Bispo  Dom Gutemberg Freire Régis em  1981
          Foi em 1999 que as condições pareceram favoráveis para o sonho de nosso Seminário se tornar realidade. Nesse ano catorze jovens se apresentaram para serem padres na Prelazia. Três foram encaminhados para o Seminário Maior em Manaus. Os outros precisavam de maior ajuda para continuar a caminhada vocacional. O Padre Francisco José (Zezinho) então responsável pela promoção vocacional, estudou a possibilidade de enviar nosso jovens candidatos para outro seminário menor ou começar o nosso aqui em Coari. Constatou-se na época algumas possibilidades favoráveis à criação de nosso próprio Seminário, tais como:
·         Que o número de candidatos era muito maior do que os candidatos de outros seminários.
·         Padre Antonio Cardoso de Melo aceitava ser o primeiro Reitor.
·         Dom Gutemberg colocaria a sua residência a disposição
          A equipe de formação da Prelazia decidiu começar o Seminário Menor daPrelazia de Coari. Em Janeiro de 2000 nasceu em Coari o Seminário Sant´Ana. Na inauguração foi celebrada uma missa por Dom Gutemberg e os Presbíteros da Prelazia, por ocasião de sua primeira reunião do clero no ano 2000. Estavam presentes também alguns familiares dos primeiro seminaristas e as irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo.
          A finalidade do Seminário Sant´Ana é de preparar os jovens da Prelazia que querem ser padres diocesanos para o Seminário Maior em Manaus e continuarem a caminhada de formação humana, cristã em vista do Presbiterato (padre). O seminário Sant´Ana está localizado na:
   Rua: Coronel Simões, 60
   Bairro: Duque de Caxias
   69460-000
   Coari-Amazonas
OS PIONERIOS
Ano 2000
1 .      Enéias Freitas Nunes (Coari)
2 .      Felipe Jorge Fernandes da Costa (Coari) Ordenado padre em 2012
3 .      José Cavalcante Lacerda Júnior (Coari)
4 .      José de Oliveira Lima (Coari)
5 .      José Souza da Costa (Coari)
6 .      Valdivino Araújo (Coari) Ordenado padre
Ano 2001
1 .      Felipe Jorge Fernandes da Costa (Coari) Ordenado padre em 2012
2 .      Jackson da Silva Felizardo (Coari)
3 .      José de Oliveira Lima (Coari)
4 .      Marcos da Silva Oliviera (Coari)
Ano 2002
1 .      Felipe Jorge Fernandes da Silva (Coari) Ordenado padre em 2012
2 .      José de Oliveira Lima (Coari)
3 .      Francisco Assis Rodrigues Libório (Coari) Ordenado Padre
4 .      Denilson Nogueira Batista (Caapiranga)
5 .      Antonio José Duarte de Souza (Beruri)
6 .      Irlan Leal Vasconcelos (Manacapuru)
Ano 2003
1 .      Denilson Nogueira Batista (Caapiranga)
2 .      Evenilson Ribeiro da Silva (Codajás)
3 .      Adeilson de Souza Vieira (Manacapuru) Ordenado padre 2012
Ano 2004
1 .      Denilson Nogueira Batista (Caapiranga)
2 .      Marcos Roberto Ribeiro da Silva (Anamã)
3 .      Evenilson Ribeiro da Silva (Codajás)
Ano 2005
1 .      Antonio José Duarte de Souza (Anori)
2 .      Luciano Sá Ribeiro (Codajás) 2° Ano de Teologia em 2012-Experiência fora
Reitores 
1. Padre Antonio de Cardoso de Melo 2000-2005
2. Padre Francisco José Lima da Silva 2006-2011
3. Padre Francisco Agnaldo Barbosa da Silva 2011
Obs: Esta pesquisa ainda não está concluída, fará parte do livro histórico do jubileu da Prelazia.
 

sábado, 6 de outubro de 2012

Monja visita o Seminário

 Monja Redentoristina

Maria Gorette Silva dos Santos, filha de Francisco Marçal dos Santos e Creuza da Silva Santos. Nasceu em Punã um povoado de Tefé-Am no ano 1962; em 1964 com dois anos de idade sua familia passou a residir em Coari, sétima filha de onze irmãos. Desde criança participava das atividades religiosas como MIC (Movimento infantil de Coari); na adolescência ingressou no grupo da perseverança e na juventude foi mebro atuante do grupo de Jovens do bairro de Tauá-Mirim. Atuou como membro da equipe de coordenação do grupo de oração Carismática e participante assídua do grupo vocacional existente na cidade.

Em Janeiro de 1979, aos 16 anos e meio ingressou na vida religiosa como aspirante da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo em Coari. No ano seguinte passou para o postulantado que se realizou em Manaus e paralelamente concluiu o estudo colegial na escola do Preciosíssimo Sangue em Manaus. Em Fevereiro de 1982, ingressou na Ordem do Santissimo Redentor (Redentoristinas) em Belo-Horizonte num estilo de vida contemplativa, que havia sonhado a partir dos encontros vocacionais quando lhe apresentaram os vários estilos de Congregações. Não tendo obtido a clareza necessária para o discernimento da vocação específica, achou que poderia realizá-la no estilo apostólico.
  A Monja visitando seminário Santana
Em Fevereiro de 1984, fez sua profissão religiosa como Monja Redentorista, já se passaram 28 anos de votos religiosos desta filha de Coari, vejo no seu semblante um contentamento e alegria por tudo que já viveu, realmente Irmã Gorette é feliz. Residiu por vinte anos em Minas Gerais (Belo Horizonte) e desde 2002 está no Estado de São Paulo, numa cidade chamada Itú, há 60km da capital. Sente-se orgulhosa de ser amazonense agora em terras paulistas.
 
Ao despertar para a vida orante:
"A reza do terço junto aos seus falmiliares, ajudou muito; e o fato de ainda adolescente fazer parte da equipe de coordenação do grupo de oração, ter a chance de reunir para rezar em silêncio em preparação para os encontros com o grupão. Um dos membros desta equipe descobriu que a jovem possuia o dom da oração. O ideal ficou guardado no coração e foi ao longo dos anos amadurecendo até tornar-se realidade.
Todos conhecem o exemplo de Santa Terezinha que nunca fez apostolado e converteu mais cristãos do que São Francisco Xavier que pregou muitas missões na índia. Uma vocação não exclui a outra, elas se complementam, há lugar para todos na Igreja de Deus. O importante é que cada pessoa possa realizar a missão que Deus pede para cada um e juntos formarmos o Reino de irmãos" Disse A Monja Gorette.
Conheci Irmã Gorettte desde o tempo de seminarista quando morei por dois anos em Minas Gerais 1990-1991 e desde lá construimos uma belissima amizade pautada no silêncio e na oração. Obrigado Irmã por você ser para nós exemplo de fidelidade a missão, mesmo vivendo enclausurada num mosteiro. Obrigado por visitar nosso Seminário. Deus te abençoe! Pe. Agnaldo.