No processo de formação dos seminaristas diocesanos da Prelazia de Coari, passamos durante o período de recesso do Seminário (mês de janeiro), por estágios que abrangem as aréas pastorais, trabalhistas, rurais ( peregrino) e missionários. Cada seminarista depois do segundo ano de filosofia inicia os estágios.
Neste ano de 2011 fui destinado a realizar a experiência trabalhista, na qual estive realizando este estágio na serraria SOMAC que fica na cidade de Coari. Lá desenvolvi a função de serviços gerais, ou como popularmente é conhecido como "peões".
O trabalho desenvolvido foi para carregar, organizar, embarcar, e ajudar na serragem de diversos tipos de madeiras, bem como empacotar o pó da serregem, enfim foi diversos serviços que prestamos durante o mês de janeiro na serraria SOMAC.
Durante a estadia ficamos hospedados no centro comunitário da Paróquia de São Pedro e São João Batista que fica localizado no bairro do Urucu em Coari. Aos finais de semanas acompanhamos as pastorais e as celebrações da paroquia.
Outro ponto de destaque foi a alimentação que foram feitas junto aos comunitários da paroquia, a cada dia peregrinavamos nas casas das famílias.
O que fica deste estágio é uma profunda experiencia deste trabalho que leva a um desgate fisico constante, mas que é digno pelo esforço dos trabalhadores que lá buscam o sustento para suas famílias.
SER SEMINARISTA DA PRELAZIA DE COARI É TER UM PROFUNDO AMOR A VOCAÇÃO E AO POVO DE DEUS PARA SE COLOCAR A SERVIÇO DAS DIVERSAS PROPOSTAS QUE NOSSA FORMAÇÃO NOS PROPOÊ. DELACI ARAÚJO.