“Pela graça de Deus sou o que sou” (1Cor. 15,10)
Aproximamo-nos do final do ano de 2011, e com ele chegamos ao encerramento de mais um semestre de atividades no seminário São José. De fato um ano de muitas expectativas e grandes sonhos, vivenciado com simplicidade e dedicação, naquilo que me foi possível realizar dentro do que nos proporciona o itinerário formativo, buscando ser fiel de modo particular ao que nos é proposto por nossas diretrizes.
Hoje “Pela graça de Deus sou o que sou”, creio que esta profunda frase de São Paulo resume meu sentimento de gratidão a Deus, pois o mais belo de todo o processo formativo é ter o Cristo como caminho, verdade e vida. É ele quem nos direciona, inquieta, e nos alimenta com o pão vivo, que representa seu verdadeiro amor para conosco. Reconhecer sua presença e seu amor, assim como Paulo reconheceu, simboliza para mim o verdadeiro amor incondicional a vocação, o constante seguimento do caminho em direção ao permanente discipulado, abraçando com ardor e perseverança, as dificuldades, as crises, e muitas vezes as dúvidas, buscando sempre fixar os olhos sobre o mestre, a fim de discernir e atender ao seu constante e inquietante chamado: Vem e segue-me. (Mt: 9,9)
Durante este período de formação semestral, onde recebi a graça de manter-me perseverante, fiz parte da comunidade propedêutica deste seminário, tomo a liberdade de expressar meus profundos agradecimentos, aos meus irmãos desta comunidade e meus companheiros fiéis da Prelazia de Coari, que me acolheram e me ajudaram a caminhar, e a todos que nos acompanham com suas orações e amizade. Portanto, saio de férias com a certeza de que vale a pena caminhar, pois a caminhada é uma verdadeira partilha do amor de Deus, e a vocação se fundamenta nesta partilha.
Que nossa santa padroeira Santa Ana sempre nos proteja, e nos abençoe.
Paulo Araujo ( Seminarista da Prelazia de Coari)