Aconteceu entre os dias 4 a 10 de julho em Brasília, DF o primeiro congresso nacional de seminaristas que teve como Tema: Chamados para Estar com Ele e Enviados (Mc 3, 14), e o Lema: Formação Presbiteral para uma Missão Sem-fronteiras.
O grande objetivo deste encontro promovido pelas POM (Pontifícias Obras Missionárias) CCM (Centro Cultural Missionário), COMINA (Conselho Missionário Nacional), é criar nos futuros presbíteros uma maior consciência missionária, um despertar para o apelo da missão sendo verdadeiros discípulos missionários estando em comunhão com todos que partem em missão e todos os que necessitam do amor que vem daquele que nos envia, Jesus Cristo.
Nós semináristas da Prelazia de Coari, vivemos uma intensa missão dentro da mesma, para nós o mês de Janeiro é o tempo da missão em nossas paróquias.
Estiveram reunidos em um número de 150 seminaristas e 10 Pe, formadores e mais de seis Bispos. O Seminaristas maiores representavam todos os Seminários espalhados pelos regionais do Brasil. Todo o encontro foi em uma clima de muita partilha e aprendizado, um semana de intensa formação.
O Congresso propôs que todos os párocos e seminaristas se tornem discípulos missionário e que todas as nossas comunidades paroquiais sejam comunidades missionárias sem fronteiras. Também refletimos as dimensões da formação dentro da proposta missionária.
Opções elementares do discípulo missionário
- Coragem para o essencial e o central
- Assumir a diversidade
- Não querer fazer tudo
- Viver a partir de um centro espiritual
- Alimentar o espírito missionário
- Repartir o pão, o tempo e os dons
- Ser responsável com e relevante para os outros
- Abraçar a realidade e os ideais
Luciano Sá Ribeiro - Seminárista da Prelazia
Nenhum comentário:
Postar um comentário