Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

I CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

Aconteceu entre os dias 4 a 10 de julho em Brasília, DF o primeiro congresso nacional de seminaristas que teve como Tema: Chamados para Estar com Ele e Enviados (Mc 3, 14), e o Lema: Formação Presbiteral para uma Missão Sem-fronteiras.

O grande objetivo deste encontro promovido pelas POM (Pontifícias Obras Missionárias) CCM (Centro Cultural Missionário), COMINA (Conselho Missionário Nacional), é criar nos futuros presbíteros uma maior consciência missionária, um despertar para o apelo da missão sendo verdadeiros discípulos missionários estando em comunhão com todos que partem em missão e todos os que necessitam do amor que vem daquele que nos envia, Jesus Cristo.

Nós semináristas da Prelazia de Coari, vivemos uma intensa missão dentro da mesma, para nós o mês de Janeiro é o tempo da missão em nossas paróquias.


Estiveram reunidos em um número de 150 seminaristas e 10 Pe, formadores e mais de seis Bispos. O Seminaristas maiores representavam todos os Seminários espalhados pelos regionais do Brasil. Todo o encontro foi em uma clima de muita partilha e aprendizado, um semana de intensa formação.

O Congresso propôs que todos os párocos e seminaristas se tornem discípulos missionário e que todas as nossas comunidades paroquiais sejam comunidades missionárias sem fronteiras. Também refletimos as dimensões da formação dentro da proposta missionária.

Opções elementares do discípulo missionário
- Coragem para o essencial e o central
- Assumir a diversidade
- Não querer fazer tudo
- Viver a partir de um centro espiritual
- Alimentar o espírito missionário
- Repartir o pão, o tempo e os dons
- Ser responsável com e relevante para os outros
- Abraçar a realidade e os ideais

Luciano Sá Ribeiro - Seminárista da Prelazia

Nenhum comentário:

Postar um comentário