A busca do conhecimento deve
está em primeiro lugar na vida de qualquer pessoa, por isso nós seminarista
tivemos a oportunidade de estudar a respeito das maiores religiões do mundo.
Fizemos uma descoberta incrível a respeitos delas..., doutrinas, práticas,
costumes, leis, mandamentos, fundamentos, etc. Como modo avaliativo tivemos
que explicar em torno de 10 minutos
sobre a história, o fundador, e a doutrina. Então acompanhemos um pouco sobre
os ensinamentos destas religiões.
Cristianismo:
Jesus, também chamado de Jesus de
Nazaré, é a figura central do cristianismo. Para a maioria dos cristãos Jesus é Cristo, a encarnação de
Deus
e o "Filho de Deus",
que teria sido enviado ao mundo para salvar a humanidade.[6][7][8]
Acreditam que foi crucificado, morto e
sepultado, desceu à mansão dos mortos,
mas muitos estudiosos acreditam que depois de morto, Jesus foi ao paraíso, pois
foi o que Ele disse em Lucas 23: 43 e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa).[4] Para os adeptos do islamismo, Jesus é conhecido no idioma árabe como Isa (عيسى, transl. Īsā), Ibn
Maryam ("Jesus, filho de Maria"). Os muçulmanos tratam-no como um grande profeta e aguardam seu retorno antes do Juízo Final.[10][11] Alguns segmentos do judaísmo o consideram um profeta,[12] outros um apóstata.[13] Os quatro evangelhos canónicos
são a principal fonte de informação sobre Jesus.
Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde
nasceu, a província romana
da Judeia,
sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte, ajudando a delinear o
rumo da civilização ocidental.
urante sua história, o cristianismo passou de uma
obscura seita judaica do século I para uma religião existente em todo o
mundo conhecido na Antiguidade.
Na Judeia,
uma das províncias romanas no Oriente, facções políticas
locais se digladiavam em fins do século I a.C. De um lado, a aristocracia e os
sacerdotes judeus aceitavam a dominação romana, pois os primeiros obtinham
vantagens comerciais e os segundos mantinham o monopólio da religião. Entre as
várias seitas judaicas que coexistiam na região, estavam a dos fariseus, voltados para a vida religiosa e o
estudo da Torá, e a dos essênios, que pregavam a vinda do Messias, um rei
poderoso que lideraria os judeus rumo à independência. Nesse clima de agitação,
durante o governo de Otávio, nasceu, em Belém, um judeu
chamado Jesus.
Poucas fontes históricas
não-cristãs mencionam Jesus ou os primeiros anos do Cristianismo. A principal fonte a respeito de sua
vida são os Evangelhos, que relatam o nascimento e os
primeiros anos no modesto lar de um artesão de Nazaré. Há um
período sobre o qual praticamente não há informações, até que, aos trinta anos,
Jesus recebe o batismo pelas mãos de João Batista, nas águas do Rio Jordão e começa a pregação de seu ideário.
Para os cristãos, Ele seria o messias esperado pelos judeus. No Sermão da Montanha,
descrito nos evangelhos de Mateus e de Lucas, é apresentado os princípios básicos de seu
pensamento: para Jesus, a moral, como a religião, era essencialmente individual
e a virtude não era social, mas de consciência. Pregava a igualdade entre os
homens, o perdão e o amor ao próximo.
Segundo os Evangelhos, as
autoridades religiosas judaicas não aceitaram que aquele homem simples, que
pregava aos humildes, pudesse ser o rei, o Messias que viria salvá-los. Consideraram-no
um dissidente e o enquadraram na lei religiosa, condenando-o à morte por
crucificação, a ser aplicada pelos romanos (do ponto de vista das autoridades
romanas, Jesus era um rebelde político). Levadas pelos seus discípulos, os
apóstolos, a diversas partes do império romano, as idéias de Jesus
frutificaram. O apóstolo Paulo, judeu com cidadania romana, deu caráter universal à nova
religião: segundo ele, a mensagem de Jesus, chamado de Cristo (o ungido) por
seus seguidores, era dirigida não somente aos judeus, mas a todos os povos. Com
Paulo, o Cristianismo deixou de ser uma seita do judaísmo para se tornar uma religião autônoma.
Por não aceitarem a divindade imperial e por acreditarem que havia uma única
verdade - a de Jesus -, os cristãos foram perseguidos pelos romanos.
Por volta do ano 70,
foram escritos os evangelhos atribuídos a Mateus e Marcos, em língua grega. Trinta anos depois, publicava-se o
evangelho atribuído a João, e a
doutrina da Santíssima Trindade
(Pai, Filho e Espírito Santo) começava a tomar forma. O cristianismo pode,
então, ser interpretado como uma síntese de crenças judaicas e persas.
Apegados ao monoteísmo, os cristãos não juravam o culto
divino ao imperador, provocando reações violentas. As perseguições ocorreram em
curtos períodos, embora violentos, na medida em que o culto divino ao
imperador, estabelecido por Augusto mas formalizado por Domiciano, era aplicado nas províncias [4] . Muitos foram perseguidos, outros
morreram nas arenas, devorados por feras. Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas
se convertiam ao cristianismo, especialmente pobres e escravos, que se voltavam
para a Igreja por acreditarem na promessa de vida eterna no Paraíso.
O poder do cristianismo não podia mais ser
ignorado. A partir do momento em que cidadãos ricos do Império Romano se converteram à nova religião, a
doutrina, que pregava a igualdade e a liberdade, deixava de representar um
perigo social. Aos poucos, a Igreja Católica se institucionalizava e o clero
se organizava, numa enorme escalada da hierarquia com o surgimento dos bispos e
presbíteros, no lugar de anciãos e superintendentes. O território sob o domínio
romano foi dividido em províncias eclesiásticas. Os Patriarcas, bispos dos
grandes centros urbanos - como Roma, Constantinopla, Antioquia da Síria
e Alexandria -, ampliaram seu poder, controlando as
províncias. O bispado de Roma procurou se sobrepor aos demais, alegando que o
bispo de Roma era o herdeiro do apóstolo Pedro, que teria recebido de Jesus a
incumbência de propagar a fé cristã entre os povos.
Em 313, o imperador Constantino fez publicar o Édito de Milão, que
instituía a tolerância religiosa no império, beneficiando principalmente os
cristãos. Com isso, recebeu apoio em sua luta para se tornar o único imperador
e extinguir a tetrarquia. Em 361,
assumiu o trono Juliano, o Apóstata,
que tentou reerguer o paganismo, dando-lhe consistência ético-filosófica e
reabrindo os templos. Três anos depois o imperador morreu e, com ele, as
tentativas de retomar a antiga religião romana.
Em 391, Teodósio I (379-395)
oficializou o cristianismo nos territórios romanos e perseguiu os dissidentes.
Após seu reinado, o império foi dividido em duas partes. Os filhos de Teodósio
assumiram o poder: Arcádio herdou o Império Romano do
Oriente, cujo centro político era Constantinopla (antiga Bizâncio,
rebatizada em homenagem ao imperador Constantino, localizava-se onde hoje é a
cidade turca de Istambul); a Honório I coube o Império Romano do
Ocidente, com capital em Roma.
O cristianismo primitivo
pode ser dividido em duas fases distintas: o período
apostólico, quando os primeiros apóstolos estavam vivos e propagaram a fé
cristã: e o período
pós-apostólico, quando foi desenvolvida uma das primeiras estruturas
episcopais e houve uma intensa perseguição aos
cristãos. Essa perseguição terminou em 313
d.C. sob o governo de Constantino I, em 325 ele promulgou o primeiro concílio
de Niceia, dando início aos Concílios
Ecumênicos.
Budismo (páli/sânscrito: बौद्ध धर्म Buddha Dharma) é uma religião[1] e filosofia[1][2] não-teísta[1], abrangendo uma variedade de tradições,
crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama,
mais conhecido como Buda (páli/sânscrito: "O Iluminado"). Buda
viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano,
entre os séculos VI e IV a. C.[3].
Ele é reconhecido pelos
adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar os
seres sencientes a alcançar o fim do sofrimento (ou Dukkha), alcançando o Nirvana (páli: Nibbana) e escapando do que é visto
como um ciclo de sofrimento do renascimento.[4]
O budismo pode ser dividido em
dois grandes ramos: Theravada ("Doutrina
dos Anciões") e Mahayana ("O Grande
Veículo"). A tradição Theravada, que descende da escola Vibhajyavada
do tronco Sthaviravada, é o mais antigo ramo do budismo. É bastante
difundido nas regiões do Sri Lanka e sudeste da Ásia,
já a segunda, Mahayana, é encontrada em toda a Ásia Oriental e inclui, dentro de si, as
tradições e escolas Terra Pura, Zen,
Budismo de Nitiren,
Budismo Tibetano, Tendai e Shingon. Em algumas
classificações, a Vajrayana aparece como
subcategoria de Mahayana, entretanto é reconhecida como um terceiro ramo.
Mesmo o budismo sendo uma
prática muito popular na Ásia, os dois ramos são encontrados em todo o mundo.
Várias fontes colocam o número de budistas no mundo entre 230 milhões e 500
milhões, tornando-o a quinta maior
religião do mundo[5][6].
As escolas budistas variam
sobre a natureza exata do caminho da libertação, a
importância e canonicidade de vários ensinamentos e, especialmente, suas
práticas[7][8]. Entretanto, as bases das tradições e práticas são
as Três Joias: O Buda (como seu mestre), o Dharma (os ensinamentos) e a Sangha (a
comunidade budista)[9]. Encontrar refúgio espiritual nas Três Joias ou Três
Tesouros é, em geral, o que distingue um budista de um não-budista.[10] Outras práticas podem incluir a renúncia
convencional de vida secular para se tornar um monge (sânsc.; pāli: Bhikkhu) ou monja (sânsc.; pāli: Bhikkhuni).
A vida de Buda( Siddhartha Gautama)
Gautama
com seus cinco companheiros, que, mais tarde, compuseram a primeira Sangha
(comunidade monástica budista). Pintura da parede de um templo no Laos.
De acordo com a narrativa convencional, o Buda
nasceu em Lumbini (hoje, patrimônio mundial
da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura) por volta do ano 536 a. C. e cresceu em Capilvasto[11]: ambos, atuais localidades nepalesas[12][13]. Logo após o nascimento de Siddhartha,
um astrólogo visitou o pai do jovem príncipe, Suddhodana, e profetizou que Siddhartha iria se
tornar um grande rei e que renunciaria ao mundo material para se tornar um
homem santo, se ele, por ventura, visse a vida fora das paredes do palácio.
O rei Suddhodana estava determinado a ver o seu
filho se tornar um rei, impedindo, assim, que ele saísse do palácio. Mas, aos
29 anos, apesar dos esforços de seu pai, Siddhartha se aventurou por além do
palácio diversas vezes. Em uma série de encontros (em locais conhecidos pela
cultura budista como "quatro pontos"[14]), ele soube do sofrimento das pessoas
comuns, encontrando um homem velho, um outro doente, um cadáver e, finalmente,
um ascético sadhu,
aparentemente contente e em paz com o mundo. Essas experiências levaram
Gautama, eventualmente, a abandonar a vida material e ir em busca de uma vida
espiritual.
Siddhartha Gautama fez uma primeira tentativa,
experimentando a ascese e quase morreu de fome ao longo do processo. Mas,
depois de aceitar leite e arroz de uma menina da vila, ele mudou sua abordagem.
Concluiu que as práticas ascéticas extremas, como o jejum prolongado,
respiração sem pressa e a exposição à dor trouxeram poucos benefícios,
espiritualmente falando. Deduziu, então, que as práticas eram prejudiciais aos
praticantes[15]. Ele abandonou o ascetismo,
concentrando-se na meditação anapanasati,
através da qual descobriu o que hoje os budistas chamam de "caminho do
meio": um caminho que não passa pela luxúria e pelos prazeres sensuais,
mas que também não passa pelas práticas de mortificação do corpo[16].
Quando tinha 35 anos de idade, Siddhartha sentou-se
embaixo de uma figueira-dos-pagodes (Ficus religiosa)[17][18] hoje conhecida como árvore de Bodhi[16], localizada em Bodh Gaya, na Índia e prometeu não sair dali até conseguir
atingir a iluminação espiritual[19][20][21].
A lenda diz que Siddhartha conheceu a dúvida sobre
o sucesso de seus objetivos ao ser confrontado por um demônio chamado Mara, que simboliza o mundo das
aparências e muitas vezes são representadas por uma cobra naja.
Ainda segundo a lenda, Mara teria oferecido o nirvana à Sidarta, contudo ele teria percebido
que isso o levaria a se distanciar do mundo e o impediria de transmitir seus
ensinamentos adiante. Assim, por volta dos quarenta anos, Sidarta se
transformou no Buda, o Iluminado, atraindo um grupo de seguidores e instituiu
uma ordem monástica. A
partir de então, passaria seus dias ensinando o darma,
viajando por toda a parte nordeste do subcontinente indiano. Ele sempre
enfatizou que não era um deus e que a capacidade de se tornar um buda pertencia
ao ser humano. Faleceu aos oitenta anos de idade, em 483 a. C., em Kushinagar, na Índia.
Os estudiosos se contradizem em relação às
afirmações sobre a história e os fatos da vida de Buda. A maioria aceita que
ele viveu, ensinou e fundou uma ordem monástica, mas não aceita de forma
consistente os detalhes de sua biografia. Segundo o escritor Michael
Carrithers, em seu livro O Buda, o esboço de uma vida tem que ser verdadeiro: o
nascimento, a maturidade, a renúncia, a busca, o despertar e a libertação, o
ensino e a morte[22].
Ao escrever uma biografia sobre Buda, Karen Armstrong disse: “É obviamente difícil,
portanto, escrever uma biografia de Buda, atendendo aos critérios modernos,
porque temos muito pouca informação que pode ser considerada ‘histórica’”...
Mas podemos estar razoavelmente confiantes, pois Siddhartta Gautama realmente
existiu e os seus discípulos preservam a sua memória, sua vida e seus
ensinamento.
Islamismo, Islão ou Islã (em árabe: الإسلام, al-Islām) é uma religião abraâmica
monoteísta articulada pelo Corão, um texto considerado por seus seguidores
como a palavra literal de Deus (em árabe: الله, Allāh),
e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada suna,
parte do hadith) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus.
Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano.
Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-lo.[1] Eles também acreditam que o islã é a
versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas
épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus,
que eles consideram profetas.[2] Os seguidores do islã afirmam que as
mensagens e revelações anteriores foram parcialmente alteradas ou
corrompidas ao longo do tempo,[3] mas consideram o Alcorão como uma versão inalterada da revelação
final da Deus.[4] Os conceitos e as práticas religiosas
incluem os cinco pilares do islã,
que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei islâmica, que atinge praticamente todos os aspectos da
vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar,
à guerra e ao meio ambiente.[5][6]
As maiorias dos muçulmanos pertencem a uma das duas
principais denominações; com 80% a 90% sendo sunitas e 10% a 20% sendo xiitas.[7] Cerca de 13% de muçulmanos vivem na Indonésia, o maior país muçulmano do mundo.[8] 25% vivem no Sul da Ásia,[8] 20% no Oriente Médio,[9] 2% na Ásia Central, 4% nos restantes países do Sudeste Asiático e
15% na África Subsaariana.
Comunidades islâmicas significativas também são encontradas na China,
na Rússia e em partes da Europa. Comunidades convertidas e de imigrantes são
encontradas em quase todas as partes do mundo (veja: muçulmanos
por país). Com cerca de 1,41-1,57 bilhão de muçulmanos,
compreendendo cerca de 21-23% da população mundial,[10] o islã é a segunda maior
religião e uma das que mais crescem no mundo.[11][12]
Etimologia
Islão provem do árabe Islām, que por sua vez deriva da
quarta forma verbal da raiz slm, aslama, e significa
"submissão (a Deus)".[13] Segundo o arabista e filólogo José Pedro Machado,
a palavra "Islão" não teria surgido na língua portuguesa
antes de 1843, ano em que aparece no capítulo IX da obra Eurico, o Presbítero,
de Alexandre Herculano.[14]
O Islão é descrito em árabe como um "diin",
o que significa "modo de vida" e/ou "religião" e possui uma
relação etimológica com outras palavras árabes como Salaam
ou Shalam, que significam "paz".[15]
Muçulmano, por sua vez, deriva da palavra árabe muslim
(plural, muslimún), particípio activo do verbo
aslama, designando "aquele que se submete". O vocábulo pode
ter penetrado no português a partir do castelhano, sendo
provável que essa língua o tenha tomado do italiano ou do francês, línguas nas quais o vocábulo surge em 1619
e 1657, respectivamente (no primeiro caso como mossulmani,
na obra Viaggi, de Pietro della Valle,
e no segundo como mousulmans, na obra Voyages, de Le
Gouz de la Boullaye).[16]
Em textos mais antigos, os muçulmanos eram conhecidos
como "maometanos", este termo tem vindo a cair em desuso porque
implica, incorrectamente, que os muçulmanos adoram Maomé (como, durante alguns séculos, por completo
desconhecimento, o Ocidente pensou), o que
torna o termo ofensivo para muitos muçulmanos. Durante a Idade Média e, por extensão, nas lendas e
narrativas populares cristãs, os muçulmanos eram também designados como sarracenos e também por mouros
(embora este último termo designasse mais concretamente os muçulmanos naturais
do Magrebe, que se encontravam na Península Ibérica).
Islão pode se referir também ao conjunto de países que
seguem esta religião (a jurisprudência islâmica utiliza nesse caso a
expressão Dar-al-Islam, "casa do Islão").
Crenças
O Islão ensina seis crenças principais:
- a crença em um único Deus;
- a crença nos anjos, seres criados por Deus;
- a crença nos livros sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho. O Alcorão é o principal e mais completo livro sagrado, constituindo a colectânea dos ensinamentos revelados por Deus ao profeta Maomé;
- a crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último;
- a crença no dia do Julgamento Final, no qual as acções de cada pessoa serão avaliadas;
- a crença na predestinação: Deus tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o que acontece a cada pessoa.
Deus
A pedra basilar da fé islâmica é a crença estrita
no monoteísmo. Deus é considerado único e sem igual.
Cada capítulo do Alcorão (com a exceção de um)
começa com a frase "Em nome de Deus, o beneficente, o misericordioso".
Uma das passagens do Alcorão frequentemente usadas para ilustrar os atributos
de Deus é a que se encontra no capítulo (sura) 59:
“Ele é Deus e não há outro deus senão Ele, que
conhece o invisível e o visível”. Ele é o Clemente, o Misericordioso!
Ele é Deus e não há outro deus senão Ele. Ele é o
Soberano, o Santo, a Paz, o Fiel, o Vigilante, o Poderoso, o Forte, o Grande!
Que Deus seja louvado acima dos que os homens lhe associam!
Ele é Deus, o Criador, o Inovador, o Formador! “Para
ele os epítetos mais belos” (59 22-24).
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