Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A felicidade de está chegando ao fim de mais um semestre é muito grande, com a graça de Deus estou completando mais etapa da minha formação, com isso, os projetos que estão sendo construído em cima desta formação permanente me leva a conhecer a realidade primeira de um Deus que é protagonista da minha vocação como também de muitas pessoas que lhes confiam a sua vida na sua Misericórdia.
As ferias estão batendo as nossas portas, primeiro vem o Advento p/ nos purificar dos nossas angustias, logo vem Natal, tempo de renovação, e encontro com as famílias, como é bom chegarmos aqui e lembrar que Deus nos conduziu a esses acontecimentos.
Também estou muito feliz, estou terminando um semestre cheios de compromisso, comigo mesmo e com a minha Igreja prelazia de Coari e, comigo no estudo que também foi um semestre de muito aprendizado com os professores e meus amigos da faculdade. Quero assim dizer que sou grato a minha prelazia e ao seminário São José, que me acolhe como formando para o ministério do presbiterado.
Enfim, estou muito feliz ao finalizar esse semestre e contando com mais uma experiência na prelazia de Coari, na qual vou fazer um mês de estágio na paróquia N.S do P. Socorro, em Coari. Afinal o estágio para mim foi sempre uma expectativa que me deixa ansioso. Espero ser bem acolhido pelo povo desta paróquia e fazer meu estágio com alegria de servir a paróquia, minha saudação aos paroquianos e ao Pe. Gordiano e ao Pe. Luis Carlos párocos desta paróquia, em janeiro estou chegando para mais um compromisso com a missão de Cristo no mundo da evangelização. abraços. Antonio Carlos seminarista 2 ano de teologia.

A consciência do Existir




A consciência do Existir

Penso que o ser humano precisa passar por um processo de tomada de consciência, no que se refere ao fator vida, e tomada de sentido do mesmo elemento vida, na sua existência como tal.

Disseminou-se uma proposta moderna, a qual tornou o Ser em si, um quase, Ser sem qualquer noção da sua própria estrutura de ser enquanto ser, que pensa e que sente. É necessária uma tomada de consciência do existir e por que existir. Saber que há um motivo, uma função em Ser o que é.

Muitas vezes o momento mais duro que deparamos é, quando temos que dialogar com o nosso eu, pois percebemos que somos complexos ao extremo. A vida é cada vez mais fugas, esta parece ser a condição que nos foi imposta. Corremos tanto que somos incapazes de entender que o sentido do viver não está no fazer, mas viver e viver.

A vida pura e desnuda sem complicações possui um caráter divino, foi assim que o grande Criador da vida nos deu. A vida de Deus em nossa vida é sentida por meio de um encontro que é sempre mais e mais frutuoso. O universo do silêncio proporciona um diálogo profundo. Não é a pressa e a correria que nos farão viver com maior autenticidade, mas ao contrário fará esquecer a vida que está contida no íntimo do nosso ser tornando-se um instrumento de manipulação e assim sem qualquer atitude própria.

É no exercício de escuta do “ente”, e antes de qualquer coisa de encontro, que sentimos a verdadeira presença da e na vida do grande outro que é Deus, agindo no grande templo seu, a vida e a história do Ser.

As características desta experiência é o sentido encontrado para viver mostrado pela janela da alma e por todos os outros sentidos, que a vida é para o louvor do criador.

Luciano Sá

terça-feira, 15 de novembro de 2011



Mensagem final do 1º Encontro de Presbíteros da Amazônia

Os participantes do 1º Encontro de Presbíteros da Amazônia, o chamado Nortão, aconteceu de 07 a 11 de novembro, em Manaus (AM), no Centro de Treinamento Maromba, com o seguinte tema: “A identidade e a espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época” , e tendo como lema: “Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade”.

Entre os debates, os destaques ficaram por conta as reflexões sobre a dimensão da relação do presbítero com a comunidade, retomando em outro contexto social a compreensão primeira da relação do ministro ordenado com a comunidade.

No final, os participantes divulgaram a mensagem final do encontro. Leia na íntegra da carta.