Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

terça-feira, 17 de julho de 2012

O caminho!

O caminho é a gente quem faz!
            Quando um jovem decide construir o seu futuro, o horizonte parece distante... Mas, cuidado que o tempo voa! Nunca é cedo de mais para começar a descobrir a direção a tomar. É um assunto de máxima importância, pois se trata de vida ou morte: ou seremos pessoas felizes, ou pessoas frustradas. Nesta busca, três coisas são importantes: primeira, saber que o caminho não está traçado; segunda, o caminho se faz passo a passo; terceira determinação e persistência. Há uma música que diz: “caminheiro, você sabe, não existe caminho; passo a passo, pouco apouco e o caminho se faz”. Muita gente, achando que a trilha já está pronta, começa a percorrê-la, rotineiramente, sem conhecê-la e sem ponderar as consequências. A rotina e a falta de clareza podem prejudicar a busca e frustrar a pessoa. Quem, porém, se coloca a caminho em busca do seu futuro já deve ter algum vislumbre do horizonte, do ponto de chegada; por isso, é só ir em frente com o olhar fixo na meta, sem ceder ao cansaço, às incertezas, ao desanimo e às vozes que indicam outra direção.


Ele me disse: “criatura humana fique de pé, que eu vou fala com você”. (Ez. 2,1-2)

Estou grato a Deus e por todas as pessoas que rezaram por mim nesta caminhada, estou retornando a minha jornada de seminarista da prelazia de Coari, por isso meus prezados amigos estou feliz por Deus esta me chamando novamente, após a minha ausência do seminário durante um ano. Tive a oportunidade durante este meio tempo de fazer varias experiências uma delas foi; primeiramente tive a experiência de esta convivendo com amigos meus que fazem parte do clero da prelazia: morei por 7meses na casa paroquial, da Paroquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quanto a esta convivência, eu mesmo estando fora do seminário, não deixei a missão de lado pus a mão no arado e não tive medo e nem tenho de anunciar o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma das maiores dificuldades também que eu tive estando fora foi a convivência com pessoas de opiniões diferentes e que às vezes não me entendiam, é claro que sempre estaremos sujeito a opiniões diferentes embora sejamos todos iguais perante a lei, somos diferentes em nossos anseios e objetivos.

Enquanto a minha convivência familiar, que muitas vezes foram duras para mim, ocorreu muito bem! Passei 5meses Com minha família, e nesse período passei por uma pequena experiência pastoral na paróquia de São Pedro e São João Batista. E agora meus irmão,  já estou completando oito dia que eu voltei para o seminário diocesano de Santana! E é com muita alegria e com as forças renovadas que eu dou início novamente a minha jornada de aprofundamento da minha vocação. Convido a você e a todo o povo católico que rezem por nós seminaristas da prelazia de Coari. Paz e bens! 
Edson Rodrigues!

Seguir a pessoa de Jesus e sua palavra
Quando acreditamos na pessoa, também acreditamos no que ela fala. Além disso, lemos com carinho suas cartas e tudo o que ela deixa escrito. Podemos nos fazer um teste a partir desta pergunta: quanto tempo dedicamos à leitura daquilo que a pessoa de Jesus escreveu e falou? Conforme a resposta, podemos saber se estamos ou não amando Jesus Cristo.
Além do mais, são estudados, decorados, transmitidos às crianças os mandamentos da lei de Deus. Tudo bem. E os mandamentos de Jesus? Apalavra “mandamento” expressa o que Jesus manda, o que ele quer para vivermos no mesmo espírito que ele viveu.
É bonito entender que aquilo que Jesus manda não é nada diferente daquilo que nosso coração deseja. Somos chamados a viver do mesmo jeito de Jesus. Ou deixamos o “lixo” das preocupações materiais encobrir tudo, e de repente passamos a viver segundo o espírito do mal, porque não escutamos mais nosso coração.



 





Nenhum comentário:

Postar um comentário