Este Blog é um instrumento de comunicação do Seminário Menor da Diocese de Coari!
O Seminário Sant´Ana foi fundado no dia 16 de Fevereiro de 2000.

sábado, 3 de dezembro de 2011

MAIS UM PASSO FIRMADO NO CAMINHO...


“Pela graça de Deus sou o que sou” (1Cor. 15,10)


Aproximamo-nos do final do ano de 2011, e com ele chegamos ao encerramento de mais um semestre de atividades no seminário São José. De fato um ano de muitas expectativas e grandes sonhos, vivenciado com simplicidade e dedicação, naquilo que me foi possível realizar dentro do que nos proporciona o itinerário formativo, buscando ser fiel de modo particular ao que nos é proposto por nossas diretrizes.

Hoje “Pela graça de Deus sou o que sou”, creio que esta profunda frase de São Paulo resume meu sentimento de gratidão a Deus, pois o mais belo de todo o processo formativo é ter o Cristo como caminho, verdade e vida. É ele quem nos direciona, inquieta, e nos alimenta com o pão vivo, que representa seu verdadeiro amor para conosco. Reconhecer sua presença e seu amor, assim como Paulo reconheceu, simboliza para mim o verdadeiro amor incondicional a vocação, o constante seguimento do caminho em direção ao permanente discipulado, abraçando com ardor e perseverança, as dificuldades, as crises, e muitas vezes as dúvidas, buscando sempre fixar os olhos sobre o mestre, a fim de discernir e atender ao seu constante e inquietante chamado: Vem e segue-me. (Mt: 9,9)

Durante este período de formação semestral, onde recebi a graça de manter-me perseverante, fiz parte da comunidade propedêutica deste seminário, tomo a liberdade de expressar meus profundos agradecimentos, aos meus irmãos desta comunidade e meus companheiros fiéis da Prelazia de Coari, que me acolheram e me ajudaram a caminhar, e a todos que nos acompanham com suas orações e amizade. Portanto, saio de férias com a certeza de que vale a pena caminhar, pois a caminhada é uma verdadeira partilha do amor de Deus, e a vocação se fundamenta nesta partilha.

Que nossa santa padroeira Santa Ana sempre nos proteja, e nos abençoe.

Paulo Araujo ( Seminarista da Prelazia de Coari)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A felicidade de está chegando ao fim de mais um semestre é muito grande, com a graça de Deus estou completando mais etapa da minha formação, com isso, os projetos que estão sendo construído em cima desta formação permanente me leva a conhecer a realidade primeira de um Deus que é protagonista da minha vocação como também de muitas pessoas que lhes confiam a sua vida na sua Misericórdia.
As ferias estão batendo as nossas portas, primeiro vem o Advento p/ nos purificar dos nossas angustias, logo vem Natal, tempo de renovação, e encontro com as famílias, como é bom chegarmos aqui e lembrar que Deus nos conduziu a esses acontecimentos.
Também estou muito feliz, estou terminando um semestre cheios de compromisso, comigo mesmo e com a minha Igreja prelazia de Coari e, comigo no estudo que também foi um semestre de muito aprendizado com os professores e meus amigos da faculdade. Quero assim dizer que sou grato a minha prelazia e ao seminário São José, que me acolhe como formando para o ministério do presbiterado.
Enfim, estou muito feliz ao finalizar esse semestre e contando com mais uma experiência na prelazia de Coari, na qual vou fazer um mês de estágio na paróquia N.S do P. Socorro, em Coari. Afinal o estágio para mim foi sempre uma expectativa que me deixa ansioso. Espero ser bem acolhido pelo povo desta paróquia e fazer meu estágio com alegria de servir a paróquia, minha saudação aos paroquianos e ao Pe. Gordiano e ao Pe. Luis Carlos párocos desta paróquia, em janeiro estou chegando para mais um compromisso com a missão de Cristo no mundo da evangelização. abraços. Antonio Carlos seminarista 2 ano de teologia.

A consciência do Existir




A consciência do Existir

Penso que o ser humano precisa passar por um processo de tomada de consciência, no que se refere ao fator vida, e tomada de sentido do mesmo elemento vida, na sua existência como tal.

Disseminou-se uma proposta moderna, a qual tornou o Ser em si, um quase, Ser sem qualquer noção da sua própria estrutura de ser enquanto ser, que pensa e que sente. É necessária uma tomada de consciência do existir e por que existir. Saber que há um motivo, uma função em Ser o que é.

Muitas vezes o momento mais duro que deparamos é, quando temos que dialogar com o nosso eu, pois percebemos que somos complexos ao extremo. A vida é cada vez mais fugas, esta parece ser a condição que nos foi imposta. Corremos tanto que somos incapazes de entender que o sentido do viver não está no fazer, mas viver e viver.

A vida pura e desnuda sem complicações possui um caráter divino, foi assim que o grande Criador da vida nos deu. A vida de Deus em nossa vida é sentida por meio de um encontro que é sempre mais e mais frutuoso. O universo do silêncio proporciona um diálogo profundo. Não é a pressa e a correria que nos farão viver com maior autenticidade, mas ao contrário fará esquecer a vida que está contida no íntimo do nosso ser tornando-se um instrumento de manipulação e assim sem qualquer atitude própria.

É no exercício de escuta do “ente”, e antes de qualquer coisa de encontro, que sentimos a verdadeira presença da e na vida do grande outro que é Deus, agindo no grande templo seu, a vida e a história do Ser.

As características desta experiência é o sentido encontrado para viver mostrado pela janela da alma e por todos os outros sentidos, que a vida é para o louvor do criador.

Luciano Sá

terça-feira, 15 de novembro de 2011



Mensagem final do 1º Encontro de Presbíteros da Amazônia

Os participantes do 1º Encontro de Presbíteros da Amazônia, o chamado Nortão, aconteceu de 07 a 11 de novembro, em Manaus (AM), no Centro de Treinamento Maromba, com o seguinte tema: “A identidade e a espiritualidade do Presbítero no processo de mudança de época” , e tendo como lema: “Escolhidos entre os homens e constituídos em favor da humanidade”.

Entre os debates, os destaques ficaram por conta as reflexões sobre a dimensão da relação do presbítero com a comunidade, retomando em outro contexto social a compreensão primeira da relação do ministro ordenado com a comunidade.

No final, os participantes divulgaram a mensagem final do encontro. Leia na íntegra da carta.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MOVIMENTOS SOCIAIS


Os movimentos sociais no Brasil têm uma tradição clara e forte organização, e com ampla capacidade de mobilização, além de vir desenvolvendo capacidades de monitoramento de controle social junto aos conselhos de direito (da saudade, da criança e do adolescente, entre muitos outros). Existem muitas conquistas sociais configuradas constitucionalmente (milhares de assinaturas para propostas de ementa). Um exemplo é a ficha limpa.

Mas, contudo que apresentamos, o Brasil tem assistido um processo de perseguição das lideranças das organizações populares e dos movimentos sociais. O quadro mais claro desta perseguição são as lideranças que lutam pela terra. Segundo dados da comissão pastoral da terra: nos últimos a nos são em media 16 assassinatos, 20 tentativas de assassinato, 73 pessoas ameaçadas de morte, 31 agredidas fisicamente muitas são presas e outras feridas.

Luciano Sá- Teo.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A santa cruz

Hoje a igreja católica celebra a exaltação da santa cruz símbolo esse que para nós representa o tamanho do amor de Cristo para com a humanidade.

O ministério público Federal de São Paulo ajuizou ação pedindo a retirada dos símbolos religiosos das repartições públicas.

Eu sou católico e concordo plenamente com o Ministério público de São Paulo, por querer tirar os símbolos religiosos das repartições publica...

Nosso estado é laico e não devemos favorecer esta ou aquela religião. A cruz deve ser retirada!

Aliás, nunca gostei de ver a cruz em tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são barganhadas, vendidas e compradas.

Não quero mais ver cruz nas câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver, também, a cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver, muito menos, a cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas pobres morrem sem atendimento.

É preciso retirar a cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa das desgraças, das misérias e sofrimentos dos pequenos, dos pobres e dos menos favorecidos.



Felipe Jorge

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novo Padre na Prelazia

A leiga missionária Glória de Freitas, da diocese de São José dos Campos (SP), foi enviada para a prelazia de Tefé (AM) e o padre Antônio França, do clero da diocese de São José dos Campos para a prelazia de Coari (AM).


A celebração foi presidida pelo bispo da diocese de Jundiaí (SP) presidente do Conselho Missionário Regional (Comire) e Projeto Missionário Sul 1 - Norte 1, dom Vicente Costa, e concelebrada pelo bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e secretário geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa; padre Nelson Rosselli Filho, secretário Adjunto e membro do Projeto Missionário e demais padres vindos da diocese de São José dos Campos.

Ao final da missa, dom Vicente fez a benção de envio e em seguida os presentes rezaram a oração de envio da autoria de dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu (PA). Dom Vicente e dom Tarcisio entregaram a cada um dos missionários uma cruz como sinal de entrega total à Cristo e ao serviço do povo amazonense.

Os dois que partirão rumo à Amazônia na próxima segunda-feira, 19, integrarão um grupo de 3 padres e uma leiga que aceitaram viver na Amazônia.

Seja bem vindo e que Sant'Ana e Maria interceda junto ao Pai que Santa seja a sua Missão. Que Deus lhe Abençoe!

Fonte: CNBB

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Um Grito Desumano


Por todo país, hoje na festa da independência serão muitos os "Gritos dos Excluídos". O maior deles será contra a corrupção. É o povo brasileiro gritando contra essa praga que invadiu de norte a sul a terra de Santa Cruz.

E esse grito abafado não será a expressão de uma passividade submissa diante do destino. Não será o suspiro de resignação do escravo, não pode ser a súplica do desesperado que pede algumas migalhas no festim da abundância.

Será um Grito ainda abafado de uma multidão incontável de excluídos, que lutam por respeito, dignidade, igualdade e cidadania; valores que o sistema social, político e econômico lhe tem negado/roubado em nosso país.

Mas quem são os excluídos que irão gritar pelo país? Com certeza, não serão os excluídos os que deviam de fato gritar. Esses, pobre gente, pobre povo, nem gritar conseguem. Nem sabem da existência desse grito. Quem gritará são pessoas de outras classes, quem sabe, mais escolarizados e com oportunidade de conhecimentos e uma certa economia que lhes possibilitará de gritar pelos sem voz.

A grande maioria do povo vive na miséria e são os excluídos. São quase excluídos de viverem. Vivem de migalhas. Esses não gritam nas ruas, a própria vida já é um grito desumano, uma maneira silenciosa de resistência. Porém, a nossa insensibilidade não nos deixa escutar.

Os murmúrios, os gritos da fome dos excluídos, pobres, gigantes na luta pela vida, são abafados e ignorados pelo nosso egoísmo!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A nossa Realidade

Olhando um pouco a realidade em que vivemos, em termos de cristianismo e a busca desenfreada por diversas religiões, nos leva a conhecer a migração dos católicos para outras Igrejas protestantes em busca de boas melhorias e prosperidade para suas vidas, nos da a entender que o mundo esqueceu-se de Deus, e busca um deus pela religião por bens matérias, (deus comércio).

“Também não deverá dispor de muito dinheiro ou ouro”. ( Dt. 17, 17). Este versículo nos leva a entender que o nosso dever é viver com o que nos cabe e, que Deus nos deu como dom para as nossas vidas, este é o sentido maior que nos faz ser cristão, e viver a nossa fé como somos e com que temos não procurarmos outra religião para mudar de vida, em busca de acúmulo de bens ou então por curas impróprias.

Navegando na internet, olhando um site, que posso dizer desconhecido, tinha esta seguinte frase, que mim levou a escrever este texto. “cresce o numero de evangélicos protestantes, e dão lucro na comercialização”, neste dia coloquei até como frase do dia. Será que as pessoas não estão percebendo que este mundo não é o mundo que Deus revelou por meio do seu Filho Jesus Cristo? São poucos os que compreendem a ótica do amor de Jesus por um mundo justo sem enganação. E com essa frase percebe-se que o mundo está sendo enganado por pessoas que se dizem evangelizadores do reino de Deus, “agora só falta eles voltarem no tempo e vender terrenos no céu”.

Nossos irmãos protestantes que não são todos (“ ”), brincam com os sentimentos das pessoas e com as palavras que são proferidas por Jesus anunciando o AMOR de Deus para com seu povo. No Evangelho de Lucas vamos percebendo que são poucos os que reconhecem Jesus como o libertador, os doutores da lei que estavam cegos pela lei farisaica, não aceitaram Jesus como Filho de Deus, porque tinham medo de perder todas as indulgências que lhes eram oferecidas no templo de Deus, (Dinheiro).

Povo de Deus não esqueçam que o pão e vinho são fruto da terra e do trabalho de homens e mulheres. Simboliza o cosmo, esse é o compromisso verdadeiro que temos com Deus é essa a nossa riqueza.

Portanto, meus queridos não se deixam enganar por palavras exageradas a respeito de Deus, por meios de curas e riquezas, Jesus é a riqueza fundamental do encontro com Deus invisível na humanidade visível. É em Jesus divino que vamos conhecendo o mistério de Deus que se manifesta pessoalmente no ser humano e o humano pode conhecer Deus de modo visível sem enganação por meio das religiões como católica e protestantes. João relata em seu Evangelho: “Ninguém jamais viu Deus: o Filho, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer”. (Jo 1,18). Hoje esse Deus é conhecido pela nossa fé, não por milagres falsos que são feitos para arrancar o pouco pão, vinho que você meu irmão tem em sua mesa, milagres falsos tem muito, por isso, o povo cristão tem que ter cuidado. Contudo, não se deixe enganar querido católico por religiões falsas e comercializada, sem conhecer os caminhos do Salvador.

Antonio Carlos Vasconcelos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Grito dos Excluídos 2011


Ao longo desta semana, de 1º a 7 de setembro, todas as regiões do país celebram a 17ª edição do Grito dos Excluídos, cujo lema é “Pela vida grita a terra... Por direitos todos nós”. Trata-se de um conjunto de manifestações populares carregada de simbolismo, aberta às pessoas, grupos, entidades, Igrejas e movimentos sociais comprometidos

Três são os objetivos da mobilização nacional: denunciar o modelo político e econômico que concentra riquezas e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome; e por último, propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social.

Realizado desde 1995, o Grito dos Excluídos teve origem no então Setor Pastoral Social da CNBB, cujo presidente na época, era o bispo de Jales (SP), dom Luiz Demétrio Valentini. Para ele, os 17 anos de realização do Grito mostram sua força e modelo eficiente para propor discussões em torno dos problemas sociais do país. O bispo elenca algumas das bases que sustentam a mobilização por tantos anos.

“Sua ligação com a temática tratada pela Campanha da Fraternidade a cada ano, depois a vinculação com a CNBB, a convocação para o dia da pátria, da Independência; o resgate de valores da cidadania”, sublinhou. Tem contribuído também para o crescimento do Grito as reflexões sobre temas essenciais para a vida da democracia brasileira. Leia mais.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O caminho se faz caminhando


Nos dias 30, 31/08 e 01/09 os padres da Prelazia de Coari estiveram reunidos em Manaus num sítio dos padres Jesuítas. Se fizeram presentes todos os padres que trabalham na Prelazia atualmente, tanto os Redentoristas, como os Diocesanos.

O encontro faz parte do programa pastoral da Prelazia com os padres que se encontram duas vezes por ano, uma em Coari e outra em Manaus. Nesse, que é a segundo encontro do ano; ele também tem como objetivo a confraternização; por isso de manhã se trata de questões pastorais e a tarde, e a noite fica-se mais livre para descanso e convivência.

O encontro aconteceu num clima agradável e descontraído; onde nos sentimos a vontade um com o outro e com os outros. Mais também dispostos para a partilha de alguns temas ligados as questões da vida pastoral da Prelazia.

A cada encontro percebemos o quanto estamos construíndo a história, o que crescemos, o quanto precisamos crescer, as mudanças e como a ela estamos tentando responder. A certeza também é que há muito para se caminhar e que o caminho se faz caminhando.

Claro está do nossos desafios pessoais e de grupos; tanto desafios pastorais, como os nossos, de sermos padres respondendo ao convite de Cristo para participarmos da construção do Reino, que também é nosso.

Agradecemos a todos que rezaram por nós nesses dias. Que Deus vos abençoe!

terça-feira, 30 de agosto de 2011


MÊS DE AGOSTO
O mês de agosto é caracterizado pela Igreja como o mês dedicado as vocações. A própria liturgia dominical traz a cada domingo uma vocação específica a qual convida os fieis a rezarem durante toda a semana. Já estamos finalizando este mês vocacional deste ano de 2011, e nós da Prelazia de Coari, temos muitos motivos de dar graças a Deus pelas sementes lançadas neste mês em solo de nossa Prelazia. Aliás, podemos dizer que não foram só sementes lançadas atrávez das diversas atividades vocacionais que tivemos em toda a Prelazia, mas também frutos foram colhidos neste mês vocacional.
Primeiramente nos alegramos com a ordenação episcopal de nosso novo Bispo Dom Marcos Piatek, logo em seguida tivemos a oportunidade de participar com muita alegria da ordenação de nosso irmão Adeilson Vieira que foi ordenado Diácono de nossa Prelazia.
E Ontem dia 29 tivemos a primeira visita do Pe. Agnaldo Silva (que assumiu em julho a formação dos seminarista da Prelazia de Coari), no Seminário São José (seminário maior que nos acolhe em Manaus), a visita aconteceu num clima muito agradável no qual ouvimos e partilhamos nossas experiências adquiridas no primeiro semestre, e traçamos algumas metas para o futuro de nosso percursos formativo agora junto ao novo reitor do seminário Sant' Ana.
Portanto, louvamos a Deus por este mês das vocações que foi marcado por bons sinais de vocação em nosso meio.

Delaci Araújo. seminarista/ 1º ano de Teologia.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Manacapuru – Um povo de alma católica


Sábado, dia 27 de agosto, assisti no Parque do Ingá, arena de disputas das cirandas da cidade de Manacapuru, a apresentação da Ciranda Flor Matizada. O tema apresentado esse ano por ela discorreu sobre a história do Município.

O apresentado começou falando do passado remoto, dos tempos da pré-história do lugar, com a chegada dos índios e sua adaptação ao estilo de vida a floresta amazônica. A beleza do conjunto das vestes indígenas combinava o branco com o estilo das tangas e cocares que se harmonizavam com a coreografia das danças e seus passos.

Apresentando a história mais recente de Manacapuru, destacou o lado mítico e religioso da cidade e de como elas fizeram e fazem parte da vida do povo da terra. As realidades apresentadas de forma simbólica, que fala por si, disse tudo do mundo místico que vive as cidades amazônicas. Infelizmente tão pouco valorizado e estudado. Quando feito, é tratado como exótico ou coisas de segunda categoria.

Mostrando o lado religioso, apresentou a padroeira N. S. de Nazaré, numa enorme alegoria, onde trazia nos braços o Menina Jesus que acenava ao público, e sob seus pés crianças “vestidas” de anjos. A dimensão de grandeza da imagem pode ter dado o tamanho da importância da padroeira de Manacapuru na vida religiosa e também afetiva das pessoas, como um patrimônio de todos, além de qualquer religião.

Acompanhando a Santa entraram também em andores São Pedro e Santo Antônio; santos tão presentes na religiosidade no povo, um padroeiro dos pescadores, o outro, nosso santo casamenteiro e fortemente ligado ao nosso mundo de festas. Os andores giraram pela arena numa interação entre os “brincantes” da ciranda e sua torcida.

A apresentação da Ciranda Flor Matizada da Realidade Religiosa do Município de Manacapuru, deixa claro a força da evangelização através de anos e anos de catequese católica e que hoje parece tão esfumaçada pelas diversas situações que vivemos no momento. Mostra que o estrado religioso do povo ainda é católico; mesmo que muitos participem de outras “igrejas”.

Com a arte e pela arte a Ciranda tocou no mais sagrado do povo, o seu lado religioso e mostrou que o povo de Manacapuru tem a alma católica. Pode ser um sinal para nós cristãos católicos e o nosso atual modo de evangelizar. Peçamos o Dom do Espírito Santo para discernir e rever a Missão, e continuar evangelizando e construindo juntos a história desse povo tão religioso que é o povo de Manacapuru!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Diaconato – Um Caminho que se faz caminhando


















No dia 20 de agosto de 2011 na cidade de Codajás, foi ordenado diácono da Prelazia de Coari o jovem Adeilson Vieira. Sua ordenação confirma o projeto formativo dessa jovem Igreja que buscando superar seus desafios, de está ao longo da sua história, formando um clero com rosto próprio.

Estiveram presentes na celebração os padres diocesanos, religiosos e religiosas, leigos e leigas de quase todas as paróquias da Prelazia. Essa participação de pessoas de diversos lugares fala por si só de uma Igreja que quer está unido nos seus momentos mais importantes, principalmente para agradecer e louva a Deus por tantos frutos que estão nascendo nesse chão/coração de um povo de muita fé.

Adeilson em sua fala, a primeira como diácono, “agradecia a Deus por ter chamado a ele, uma pessoa simples, de uma família tão simples”, suas palavras confirma o evangelho que mostra um Deus que se revela aos pobres e pequenos. Refaz assim o que se deu com Maria.

O “sim” do novo diácono como resposta ao convite do Senhor, convida a todos os batizados para fazer uma “Igreja Diácona”, uma “Igreja Servidora” e no serviço querer e sonhar construir o projeto de Amor de Deus, o Seu Reino de Paz, de Amor e de Justiça.

A caminhada foi longa até Adeilson chegar a ordenação diaconal. Um grande e diversificado investimento foi feito. Pois esse tipo de construção tem sua base feita de orações, decisões, respostas, escolhas, de envolvimento de muitas e muitas pessoas que se vai encontrando pelo caminho, cada uma deixa um pedaço de si e sua marca na pessoa que é ordenada!

A bonita celebração cheia de símbolos da nossa região: barcos, povos indígenas e caboclos, flechas e cocares, tranças de açaí; tudo ofertado ao senhor, como um povo que se entrega nas mãos amorosas de um Deus que nos quer participando de sua Alegria e esse caminho se faz caminhando.

Que na intercessão da Mãe Maria e de Sant’Ana Deus abençoe a Missão do Diácono Adeilson Vieira rumo a Alegria Eterna. Amém

sábado, 13 de agosto de 2011

Lazeando seminaristicamente


Depois de algumas atividades intensas durante o mês de julho, nós seminaristas fomos enfim lazear. Fomos a vila do Itapéua passar um momento de descontração e lazer. Nos acompanhou o novo Reitor e o vigário geral, Pe. Raimundo Gordiano. Aproveitamos o feriado do aniversário de Coari e nos retiramos para estar em sintonia com a natureza, especialmente na margem do Rio Solimões, onde entre jogos e conversas e um delicioso almoço oferecido pelos comunitários, aproveitamos e vimos as horas passarem. Assim as forças recompostas voltamos as atividades normais do seminário.....agora é só esperar outro lazer!

domingo, 31 de julho de 2011

Novo Reitor do Seminário Santana


É com muita alegria que nós seminaristas do Seminário Sant’Ana (Prelazia de Coari e Prelazia de Borba), acolhemos o novo Reitor de nosso Seminário. Estamos rezando para que Pe. Agnaldo Silva seja um grande reitor e conduza nosso Seminário. Bem Vindo, novo Reitor do Seminário Sant’Ana.

O novo reitor do Seminário Santana tem 44 anos e 15 anos de sacerdócio; é da cidade de Nhamundá no baixo-amazonas (Diocese de Parintins). Ordenado padre pela Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) no dia 12 de maio de 1966,sempre trabalhou na prelazia e incardinou-se em 2002; padre Agnaldo tem mestrado em liturgia. Foi pároco da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru; pároco na paróquia Nossa Senhora das Graças, em Codajás e pároco da paróquia de São Sebastião, em Caapiranga.

Atualmente é o novo Reitor do Seminário Sant’Ana e coordenador de pastoral da prelazia. Seja bem vindo Pe. Agnaldo e que Deus sempre possa lhe abençoa. Pedimos a oração de todos e as bênçãos de Maria e de Sant’Ana nossa padroeira.

Alexandro dos Santos (seminarista)

sexta-feira, 29 de julho de 2011




EXPERIENCIA DO CURSO DE APROFUNDAMENTO LITÚRGICO/BELÉM – JULHO DE 2011.

Do dia 30 de junho a 15 de julho deste ano iniciei o curso de aprofundamento litúrgico em Belém. Este curso que é oferecido pelo IPAR (Instituto Pastoral Regional) da CNBB Norte II, e tem como público alvo agentes de pastoral leigos (as), religiosos (as), seminaristas e padres que atuam na área litúrgica das dioceses e prelazias.
A experiência da primeira etapa do curso foi algo muito gratificante, não só pelos conteúdos acadêmicos apresentado pelos assessores, mas também pelo contato com as diversas realidades que a nossa Igreja tem que ali se faziam presentes através dos cursistas que eram oriundos de várias partes do regional Norte I e Norte II. Através da vivência adquirida durante o curso foi possível observar as particularidades de cada Igreja Local, que através de seus agentes de pastoral partilhavam suas experiências de desafios e conquistas ao longo da ação litúrgica em suas comunidades, paróquias, dioceses e prelazias. Formando assim o rosto da Igreja Católica presente na região Amazônica. Aliás, este foi um ponto bem ressaltado, não podemos perder de vista a realidade na qual estamos inseridos, assim tendo esta consciência podemos melhor celebrar a presença pascal de Cristo em nossas vidas.
Nesta primeira etapa nos aprofundamos nos componentes: Dinâmica de entrosamento, Antropologia, Mistério Pascal, Análise de Conjuntura, História da Liturgia, Oficio Divino, Teologia da Palavra, Como Preparar uma Celebração, Ano Litúrgico, Assembleia Litúrgica e Ritualidade. E tivemos como assessores: Profª Antropóloga Anaíza, Prof. Mangoli, Pe. José Albuquerque (Zezinho), Ir. Neusa pdm, Ir. Veronice pdm e Pe. Calazans.
Em relação à metodologia empregada pelos assessores, esta demonstrou a seriedade que o IPAR desenvolve na capacitação de agentes para a ação litúrgica e pastoral da Igreja Amazônica. As dinâmicas em explanar as temáticas foram bem elaboradas algo que não permitiu o curso se torna “algo maçante” já que se tratava de quinze dias pela manhã, tarde e noite. Aproveitamos o tempo da melhor forma possível inclusive dedicando tempo para conhecer um pouco da História presente nos monumentos históricos da cidade de Belém.
Enfim, a experiência desta primeira etapa deste curso foi algo singular e que ficará marcado para sempre em todos os cursistas. Agradeço a Deus pelo dom da vida e por poder partilhar minha passagem de aniversário como os meus novos amigos que conheci no curso.
Minha gratidão a Formação do Seminário São José que me proporcionou a oportunidade de me aprofundar mais na área litúrgica, a minha Prelazia de Coari por permite minha participação no curso, a minha família pelo apoio e todos os demais amigos que rezaram pelo bom êxito do Curso e aos meus companheiros seminaristas que também colaboram para minha ida para Belém.
Que Deus nos abençoe e espero poder melhor contribuir colocando-me a serviço do seminário São José e de toda a Igreja a qual me preparo a servir.




Delaci Araújo da Silva – seminarista/1º ano de Teologia.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Experiencia na Prelazia de Itacoatiara




No dia 24 de junho partimos para uma vivencia vocacional junto com os seminaristas do Seminario São José na Prelazia de Itacoatiara. Lá no dia 25 foi ordenado diácono daquela Igreja local o nosso amigo José Bosco. A experiencia que vivenciamos la realidade da prelazia de Itacoatiara foi fascinante e nos animou na nossa vida vocacional e assim também queramos nos preparar cada dia mais para servir a nossa Prelazia de Coari.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Novo Bispo


É com alegria que nós seminaristas da Prelazia de Coari acolhemos o anuncio do novo bispo de nossa Igreja local. Estamos rezando para que Pe. Marcos seja um grande pastor a conduzir nossa Prelazia de Coari. Bem Vindo..............


Papa nomeia bispo para Coari
Padre Marcos


O novo bispo de Coari, 56, é polonês da cidade de Tuchów e nasceu no dia 10 de outubro de 1954. Ordenado padre pela Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) no dia 5 de junho de 1980, padre Marcos tem mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana da Universidade Lateranense em Roma.
Atualmente é professor de Teologia Moral no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, no Curso de Extensão do IT-UCSAL, na Faculdade São Bento da Bahia e da Escola Diaconal da Arquidiocese de São Salvador (BA). É, ainda, coordenador do Curso de Extensão em Missiologia e Evangelização do Centro Missionário Redentorista da Bahia.
Vindo para o Brasil em 1986, Mons. Marcos é membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Foi responsável pela formação de seminaristas de teologia da vice-província redentorista da Bahia. Foi vigário paroquial e pároco da paróquia da Ressurreição do Senhor, em Salvador; professor no Instituto Teológico dos Frades Franciscanos em Recife-Olinda, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, em Goiânia (GO), no Instituto Teológico dos Redentoristas em Tuchów (Polônia) e no Instituto Teológico São Bento da Bahia.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Em Missão



Jesus Cristo enviou seus discípulos por todo o mundo para a anunciar a boa nova do Reino de Deus. É por esse motivo que estamos aqui, para sermos discípulos missionários de Jesus Cristo.





Pela primeira vez nos encontramos diante de uma nova realidade. No início tudo parecia difícil longe e cansativo para chegar até a comunidade Nossa Senhora Aparecida- Paróquia São Pedro e São João Batista(Ciganopoles-Coari-AM). São mais de 30 minutos de caminhada, porem é muito bom encontramos as pessoas onde estamos fazendo pastoral.

A comunidade é nova e há uma longa caminhada pela frente. Mais com Deus todo caminho é bonito. São pessoas acolhedoras e nos recebem de braços abertos e portas abertas em suas casas.

Jesus falou: eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo(MT 28,
20). São essas palavras de Jesus que incentivam nossa caminhada, nas comunidade, na construção do reino de Deus.






A experiência de Deus na nossa vida dentro da comunidade, nos dá o espírito de lucidez profética que nos faz falar em meios as situações desafiadoras; por outro lado Ele nos dá as capacidade das respostas de conjunturas novas, e flexibilidade para mudanças, para continuar na única direção certa: a evangelização. Jesus chamou quem ele quis(vocação), para ficar com ele(comunidade) e para enviá-los(missão).

Seminarista Alexandro dos Santos da Silva, 16 anos, paróquia de Nossa Senhora das Graças (Codajás-AM), Prelazia de Coari.

Seminarista Péricles dos Santos Souza, 18anos, Paroquia São Joaquim e Santana (Autazes-AM) Prelazia de Borba.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Missionário, a serviço do povo de Deus..




No período da semana santa, vivenciei pela graça da Deus, uma experiência pela qual senti em meu coração o verdadeiro sentido de ser um missionário. Fui enviado a uma comunidade rural do município de Presidente Figueiredo, São José do Uatumã. A mesma fica situada em um ramal (pequena estrada de barro) de difícil acesso com pouca infraestrutura, porém possui uma beleza natural incomparável.
Trabalhei durante dois dias e meio junto à comunidade, podendo sentir através da simplicidade com que eles me acolheram, o verdadeiro sentido da páscoa do senhor. Observei o quanto aquela comunidade necessita da presença da igreja católica junto a eles, e como se alegram ao estar acolhendo um representante da igreja. Tudo isso me fez refletir a respeito do testemunho que eu deveria deixar para aquela humilde e aconchegante comunidade.


A missão me ajudou a perceber o quanto preciso aprender a conviver com os desafios que surgem ou que poderão surgir, como se fossem fardos tão pesados, trazendo junto consigo o cansaço. Muitas vezes em minha fraqueza pensei em desanimar, mas o cristo ressuscitado, refletido no rosto das pessoas simples daquela comunidade, me ajudou a perceber a verdadeira dádiva que é ser um seminarista a serviço do povo de Deus.
Portando, ao perceber o amor do pai através das graças adquiridas em minha experiência próxima daquelas pessoas, foi o que me inspirou a escrever este texto. Por isso sou primeiramente grato a Deus por permitir que eu vivesse esta experiência maravilhosa, em segundo lugar por criar um povo tão humilde e de uma fé contagiante como aquele que me recebera. Rezo e peço orações por todas as vocações e comunidades de base de nosso Brasil.

o ser padre diocesano


O ser padre diocesano
Todos os anos os padres diocesano da prelazia de coaria se reuni numa casa de retiro na cidade de Manaus para realizar seu retiro momento este forte para a nossa prelazia. Às vezes nos diocesanos somos criticados por não ter uma espiritualidade de um fundador. eu afirmo que a espiritualidade do padre diocesano se configura em viver a serviço do povo de Deus numa Igreja Particular, onde o sacramental, de cada Padre, é uma configuração a Cristo sumo e eterno Sacerdote e Pastor; segundo, a realidade da diocese ou prelazia a que ele está ligado: povo de Deus de uma Igreja Particular, que cada Padre pastoreia em união com seu Bispo. Estes dois pontos é que nos darão o perfil verdadeiro da espiritualidade do Padre diocesano
É evidente que o Padre, à luz da fé, não poderá esquecer nunca que o seu ser sobrenatural, na ordem da graça, (mesmo apesar de defeitos e pecados e acima de suas qualidades humanas, psicológicas e intelectuais) é a configuração sobrenatural a Cristo sumo e eterno Sacerdote e Pastor. Esta visão de fé deve suprir todos os desfalecimentos humanos, todos os pessimismos, e sobre pairar a todos os desejos e aspirações, materiais. Por isso, é preciso, é imprescindível que o Padre se esforce por "modelar-se a Jesus Cristo", a quem foi configurado, a partir de sua ordenação sacerdotal. Não se trata de "modelar-se" na linha do divino, mas na linha do que é humano que aparece em Cristo descrito nos Evangelhos como Pastor: zelo, dedicação, sacrifício, amor fraterno, bondade, misericórdia. é aqui que deve transbordar a efetiva realidade crística e pastoral do Padre: ser Cristo aqui e agora, encarnando-se no meio do seu povo, e no conjunto com os demais Presbíteros. Dar-se todo ao povo da Paróquia, desta igreja que vive: modelar à realidade conjuntural desta comunidade o zelo, a dedicação, a bondade e a misericórdia de Jesus. Por isso seria bom se cada Padre pudesse se perguntar: como seria Jesus aqui nesta minha Paróquia? Como procederia? Qual seria o seu método de evangelizar? Qual seria a sua misericórdia? Como rezaria ele, nas circunstâncias em que me encontro?
É este o grande desafio da evangelização. Em geral, da Igreja Católica, ainda não conseguimos impressionar, tocar o povo, pela nossa fala. Creio que, em grande parte, a fuga de fiéis para a Igreja Universal do Reino de Deus pode explicar-se pela insinuação com que os seus Pastores atingem os problemas das multidões. À parte, reconheça-se, o uso de certos artifícios enganosos e fantasistas de milagres e aquisição, mais fantasiosa ainda, de fortuna rápida, de empregos rendosos para os que se engajam em suas Igrejas, métodos estes que não podemos usar, por simples motivo de honestidade, e reconhecer que esse não é o projeto que cristo pregou, Mas devemos reconhecer que nossas prédicas raramente convencem, e pouco sensibilizam os nossos ouvintes. Ai vem a pergunta; o que nos falta? Neste contexto amazônico de tantas diversidades de culturas e crença, também vejo que não temos ainda a resposta. só Pedimos a luz do espírito santo que nos ilumine, e ilumine os padre diocesano da prelazia de Coari, que cada um posa ser configurado a imagem do cristo bom pastor. Nos seminarista da prelazia estamos em sintonia rezando com vc. Bom retiro
Ass. Felipe Jorge, seminarista da prelazia de Coari

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Caminhos

Também da boa comida, da boa música, da boa bebida e da boa palavra é construida a caminhada formativa. E foi nesse clima de descontração e boa convivência que vivemos mais um bom momento da nossa vida de família vocacionada ao Reino e à Prelazia de Coari!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

NOTICIAS RÁPIDAS


FORMAÇÃO LITURGICA NA FAZENDA DA ESPERANÇA


Esta semana os seminaristas que são ligados a equipe de Liturgia do Seminário São José realizaram uma visita a Fazenda da Esperança. O principal objetivo de ir até a Fazenda, foi a de proporcionar um direcionamento sobre a importância da liturgia na Igreja e na vida dos cristãos católicos.


Da Prelazia de Coari estiveram presentes os seminaristas Delaci Araújo e Luciano Sá. Foi um momento de muito aprendizado, agradecemos a Deus pela oportunidade de está serviço da Igreja no seu plano de evangelização.


ATIVIDADES PASTORAIS EM MANACAPURU


Este ano estou muito feliz por poder servir através do serviço pastoral realizado aos finais de semana a minha Prelazia de Coari. Em Manacapuru estou realizando a dimensão pastoral na Paróquia Cristo Libertador, a qual estou responsável de assessorar a formação dos novos e atuais coroinhas, bem como a Infância Missionária e a comunidade Santíssima Trindade todos pertencente à Paróquia Cristo Libertador.


FORMAÇÃO PARA NOVOS COROINHAS DA PARÓQUIA CRSITO LIBERTADOR


Demos inicio a formação dos novos coroinhas da Paróquia Cristo Libertador. Sendo o assessor responsável pelo ministério de coroinhas da paróquia estou dedicado juntamente com a coordenação paroquial do ministério, em trabalhar mais sobre o serviço litúrgico na missão dos coroinhas.


OFICINA PARA OS ATUAIS COROINHAS


Também estamos realizando oficinas para os atuais coroinhas, a intenção é fazer uma reciclagem para que cada vez mais às crianças e adolescentes que fazem parte do Ministério de Coroinhas possam melhor servir a comunidade e assim formarem consistência na fé, despertando para a vida na comunidade cristã. O que me anima neste serviço pastoral realizado em minha Prelazia de Coari é que não estou iniciando os trabalhos na paróquia, mas que estou apenas dando continuidade a um trabalho de evangelização que começou muito antes com outros missionários, padres , leigos e seminaristas.


DELACI ARAÚJO

terça-feira, 29 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

No dia 16 de Março foi comemorado no instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES, o dia internacional da Mulher. Uma manhã de discussão sobre redes de prostituição pedofilia no nosso estado do Amazonas.
Com três mulheres que estão engajadas no combate contra essas redes de prostituição que rodam o nosso estado, levando meninas de 09 anos até 15 anos para a violência e exploração sexual nos mais devidos municípios do nosso estado. Foram citados nesta palestra os municípios que são mais atingidos por esta exploração sexual de meninas, o município de Coari, Iranduba, Itacuatiara, Parintins, Presidente Figueredo e a nossa Capital. Essas são as cidades que mais sofrem esse tipo de exploração nos dias de hoje.
Neste dia foram lembradas as meninas do interior que migram para as cidades em busca de uma vida melhor, em busca de um bom emprego para a melhoria de suas famílias que lá ficaram contado com o sucesso de suas filhas no estudo adequado, e com um emprego bom para a sua sustentabilidade na cidade. E nisso em muitos casos não acontecem, as meninas são enganadas e se perdem no mundo da exploração sexual.
E outros casos que é muito bem vivenciado nas cidades grandes, que meninas são violentadas a caminho da escola por homens que fazem parte da máfia da exploração sexual, e pedofilia do nosso estado, que são levadas para serem comercializadas para pessoas de grandes portes, pessoas estas ricas, que compram elas para serem exploradas sexualmente por seus donos sem um pingo de consciência por estas meninas.
Portanto, a luta contra esta prostituição de menores, não pode ficar só no campo das ONGs, como também é dever de todo cidadão amazonense denunciar essas redes de prostituição sexual no nosso estado.


Antonio C. V. de Vasconcelos

quinta-feira, 10 de março de 2011

Doar Sangue - Um gesto de Amor


Na segunda feira de carnaval - 7 de março - fizemos nosso retiro de carnaval. A primeira meditação foi no Centro de Coleta de Sangue, o Hemoam-Coari. Partilhamos com quem precisa nosso líquido da vida, nosso sangue. Prova de amor maior não há quem dar a vida pelo irmão. E sem partilha não haverá um outro mundo possível.

Nesse período do carnaval são muitos os que precisam de sangue, são as vítimas da triste realidade da violência que tomou de assalto o nosso país. A grande maioria, infelizmente são jovens; inclusive, por ironia do destino um jovem assassinou outro, uma morte brutal e por motivos fúteis em Coari.

Na terra do gás e do petróleo acontecem muitos acidentes de trânsito, em geral envolendo motocicletas e frutos da alta velocidade, da bebidas e das drogas.

Entre os doadores, o clima era de euroria, ansiedade e nevorsismo; especialmente entre os doadores de primeira viagem!






Depois dar uma fome!!!

Veja mais fotos no álbum ao lado.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

RETIRO DE ABERTURA DO SEMESTRE
















Nós seminaristas da Prelazia de Coari juntamente com os demais seminaristas que compoe o regional norte I, participamos do retiro de abertura do Seminario São José. O pregador do retiro foi Dom Eugênio, bispo da diocese de Goiás.





Para nós foi um momento muito bom o qual podemos reanimar nossa vocação através das orações e partilha de vida.





Rezamos para que este ano seja repleto de grandes realizações que nos proporcione cada vez mais ir a





encontro de Jesus nos irmãos e irmãs.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Seminário Sant'Ana 2O11


Semana passada chegaram os novos seminaristas no Seminário Sant'Ana. Sete ao todo. Cinco da Prelazia de Coari e dois da Prelazia de Borba.

Os de Coari são: Francisco, Jânio e Elyon da Paróquia São Pedro e São João Batista e Edson da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião, e Alexandro da Paróquia de N. S. das Graças de Codajás. Os de Borba são: Péricles de Autazes e Jair de Nova Olinda.

Me encanto a cada ano de vê como Deus continua chamando os jovens num mundo marcado por tantos caminhos que não são os seus. Pessoas vindas de mundos e histórias tão diferentes, e que são convidadas a viverem uma experiência antes nunca vivida.

Agora é agradecer e viver esse tempo da Graça de Deus na nossa Prelazia. Conto com vossas orações!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESTAGIO TRABALISTA NA SOMAC





Expresso por meio deste texto que sente neste tempo em que em minha vida vivi uma grande experiência única e bastante transformadora. Durante todo o mesmo de janeiro estive participando de um projeto, projeto este que nos é oferecido pela formação da Prelazia de Coari. Este tempo de estagio e este em particular, foi um estagio que exigiu baste de mim pelos seus muitos desafios.
Mas a graça de Deus é muito maior... para ser padre da prelazia é preciso ter vocação e muita resistência e assim testemunhar o amor de Jesus em uma escolha radical pelos mas simples.